quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DONS ESPIRITUAIS: A identificação dos dons nos membros do corpo

Como identificar os dons que Deus tem concedido aos membros do corpo de Cristo? Esta é uma pergunta freqüente. Podemos dizer que na maioria dos casos as pessoas já o sabem, porém:
a. temem em reconhecê-lo, pois isto implica em chamada ao compromisso; ou
b. não têm a oportunidade de exercitá-lo(s) em sua Igreja, criando dúvidas sobre sua realidade em sua vida.

1. Quantos Dons Possuímos como Filhos de Deus?
As capacitações do Espírito Santo na vida de um filho de Deus podem variar bastante. Partimos da premissa que todo filho de Deus, por possuir o Espírito Santo da promessa, tem, pelo menos, um dom em especial com o qual pode e deve servir ao corpo de Cristo e seu reino.
Esta certeza é auferida daquilo que a Palavra de Deus nos ensina em 1 Co 12.7, quando diz que “a manifestação do Espírito é concedida a cada um...”, não isentando ninguém na comunidade de fé, até porque, como vimos, o Espírito não faz acepção de pessoas.
Da mesma forma o apóstolo Pedro nos diz que devemos “servir uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu...” (1 Pe 4.10), deixando claro que cada cristão tem, pelo menos, um dom específico a ser exercido.
Entretanto, à algumas pessoas o Senhor Deus, mediante ação do seu Santo Espírito, capacitou com mais de um dom, visando a glória do seu nome, o crescimento e aperfeiçoamento do seu povo.
Como exemplo desta situação mencionada temos os próprios apóstolos que, além da função apostólica, exerceram funções proféticas, evangelísticas e pedagógicas na Igreja.
Outro exemplo é o caso de Estevão (At 6.8ss), que chamado para “servir às mesas”, também foi profeta e evangelista na comunidade primitiva. Seguindo seu exemplo temos, ainda, Filipe, que também era um dos sete escolhidos para a diaconia às viúvas. Durante a perseguição imposta à Igreja primitiva se tornou um evangelista (At 8.12), tendo também exercido o dom de sinais e milagres (At 8.13).
O Novo Testamento está cheio destes casos de irmãos que exercitaram mais de um dom dentro do corpo de Cristo, mas estes mencionados já nos são suficientes para entendermos que uma pessoa dentro da comunidade pode ter, e geralmente terá, mais de um carisma para abençoar a igreja.
Todavia, devemos ainda mencionar os seguintes aspectos:
a. É tolice, presunção e pecado achar que se tem, ou querer ter, todos os dons. Eles não são dados para exibicionismo e sim para serviço. Por isso, o Espírito Santo os distribui na igreja; o Espírito não os concentra numa única pessoa.
b. Apesar dos cristãos serem dotados, via de regra, com mais de um dom, o número destes dons não extrapola, pelos exemplos das Escrituras, mais do que 2 ou 3 dons. Pode-se ter aptidões para algumas áreas, mas capacitações das quais somos revestidos para servir, são poucas.
c. Os dons que recebemos devem gerar em nós profunda humildade e disposição para o serviço, e não vanglória pessoal. Lembremos do que nos diz Romanos 12.3: Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

2. Princípios Bíblicos Norteadores na Identificação dos Dons em Nossas Vidas
Vejamos agora alguns princípios que nos ajudam a identificar o dom, ou dons, que o Espírito Santos nos tem concedido.
a. Orar com fé, pedindo a Deus clareza de sua vontade em nossas vidas e os dons que nos tem dado para melhor servi-lo, bem como a sua Igreja (Mt 7.7,8).
Lembre-se, pois, que cada cristão possui pelo menos um dom (1 Co 12.7), e que você pode estar usando-o sem mesmo saber. Através da oração temos acesso direto a Deus que nos fará saber com clareza o carisma que nos revestiu.
b. Examinar os desejos do coração, pois quando Deus nos capacita com um carisma Ele mesmo coloca em nossos corações o desejo do exercício do dom. Todavia, examinar os desejos do coração implica em examinar as motivações em si, e não o exercício do carisma, pois podemos ser enganados pela vaidade dos nossos corações.
c. Examinar as evidências do dom ou dons em nossas vidas. “Não seja ingênuo como o homem que estava certo de que ele tinha o dom de ensino, mas estava estarrecido porque ninguém parecia ter o dom de escutar!” (Zaspel).
d. Examine as oportunidades e a necessidade da Igreja (At 6.1-7). Pergunte a você mesmo que oportunidades lhe tem sido conferidas para o exercício do seu dom. procure identificar as áreas mais ativas e menos ativas da sua igreja e se no seu coração há disposição ser servir nestas áreas com alegria.
Antes de fazer qualquer crítica aos ministérios em andamento na comunidade pergunte-se se ode fazer melhor do que está sendo feito. Use de bom senso e amor cristão.
e. O padrão de conhecimento do dom é o serviço (Mc 10.43,44; 1 Pe 4.10). É servindo e se dispondo à servir que os dons se revelam em nossas vidas. Para isto:
• Procure se envolver em vários ministérios da sua igreja.
• Procure o conselho de outras pessoas consagradas e experientes na fé.
• Procure um maior desenvolvimento da sua vida cristã e conhecimento bíblico.
• Gaste tempo com pessoas que manifestaram vários dons. Para isto, sugerimos a leitura de boas biografias.

Nenhum comentário: