sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DONS ESPIRITUAIS: Conclusão

Apesar de algumas dificuldades no entendimento de certos dons, com toda certeza estes foram dados por Deus, através do Espírito Santo, para abençoar e dinamizar o corpo de Cristo, ajudando-o no cumprimento de sua missão.
Assim, gostaríamos de concluir este estudo chamando a atenção para os benefícios do exercício dos dons de uma forma bíblica e organizada da vida da Igreja.

1. Preservação da unidade do corpo (Ef 4.3; 1 Co 10.17; 1 Co 12.4).
O corpo é edificado quando todos se encaixam em seus devidos lugares, tendo o mesmo valor, “preservando assim a unidade do Espírito”.

2. Maior unidade no amor e no trabalho (1 Co 12.25,26).
O verdadeiro dom espiritual visa o crescimento do corpo, isto é, do meu próximo. Assim, o serviço e o amor se tornam naturalmente altruístas.

3. O corpo de Cristo amadurece e cresce (Ef 4.11-14; Rm 12.3-8).
Lembre-se que todos os dons são de legítima importância para o corpo de Cristo, assim todos se completam, um ao outro; logo, todos se focalizarão em um verdadeiro crescimento, quer seja da ordem espiritual, quer seja de ordem numérica.

4. Deus é glorificado (1 Pe 4.11; Mt 5.16).
Ao exercitarmos “nossos dons”, projetamos a cruz de Cristo, que por sua vez foi projetada em nós, exaltando, assim, Aquele que nos capacita para toda boa obra.
“Somos de Deus, a Ele, pois, dirijamos todos os momentos de nossa vida, como único e legítimo fim” (João Calvino).

Nenhum comentário: