quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DONS ESPIRITUAIS: Entendendo a Diversidade dos Dons

1. Quantidade e Descrição
Quantos e quais são os dons espirituais? Esta é uma questão também difícil de responder. Tal como encontramos no Novo Testamento, uma lista dos carismas seria:

Romanos 12:6-8
Profecia
Ministério (Serviço)
Ensino
Exortação
Contribuição
Liderança
Uso de misericórdia

1 Coríntios 12:29-30
Apóstolos
Profecia
Ensino
Milagres
Cura
Línguas
Interpretação de línguas

1 Coríntios 12:8-10
Palavra de sabedoria
Palavra de conhecimento

Cura
Milagres
Profecia
Discernimento de espíritos
Tipos de línguas
Interpretação de línguas

Efésios 4:11
Apóstolos
Profetas
Evangelistas
Pastor-Mestre

1 Coríntios 12:28
Apóstolos
Profetas
Mestres
Milagres
Curas
Socorro
Governo
Variedades de línguas

Diante disto, pelo menos três vertentes da discussão se apresentam:
a. Os que defendem que os dons estão limitados ao número de nove, tal como se apresentam em 1 Co 12.1-8, sendo os demais mencionados no Novo Testamento apenas variações destes dons.
b. Os que defendem uma lista mais ampla de dons, no mínimo 20, porém restrita a indicação do Novo Testamento.
c. Os que defendem a multiplicidade e dinamismo dos dons, sendo a s listas do Novo Testamento apenas um indicativo deste aspecto e exemplo de manifestações carismáticas na Igreja.
O que dizer diante disto?
a. Que a interpretação que limita os dons a 9 (nove), apenas, é reducionista demais e não faz jus às indicações do Novo Testamento quando tenta resumir todos os outros apenas neste círculo limitado.
b. Que de fato o Novo Testamento faz menção à pelo menos 21 dons, todavia, em momento algum se estabelece uma lista fixa, como se pode ver nas variações epistolares sobre o assunto, o que indicaria não existir uma lista imutável.
c. Que a fixação de uma lista imutável não faz jus ao conceito dos dons como sendo manifestações do Espírito na Igreja de Cristo segundo as necessidades desta, pois as necessidades são diferentes de comunidade para comunidade.
Assim, melhor será pensarmos nos dons dentro de uma visão mais ampla, como que aberto a possibilidades de novas manifestações reais e dinâmicas do Espírito no corpo de Cristo. Todavia, nenhum dom será resultado do nada ou do acaso, mas terá seu referencial confirmado nas Escrituras, derivado de algum carisma legítimo, reconhecido pelo próprio Espírito em sua Palavra. Exemplo disto é o dom missionário, que apesar de não configurar na lista de dons do Novo Testamento, deriva do apostolado sua função, não sendo, porém, dom apostólico.

Nenhum comentário: