terça-feira, 14 de julho de 2009

CERTEZA DE SALVAÇÃO: DESCANSANDO NO SENHOR

Com esta postagem chegamos ao fim do nosso estudo sobre a certeza de salvação. Mas gostaria de fazê-lo chamando a atenção para uma das verdades bíblicas mais confortante sobre a certeza de salvação, a saber, que nossa salvação não depende de nós, e isto nos abre o caminho para o crescimento espiritual.
Uma das verdades bíblicas sobre a certeza de salvação mais confortante é que a mesma não depende de nós. Ela não repousa em nossos legalismos ou esforços. Por não entendermos que a graça de Deus, em Cristo, que opera em nós, por meio do Espírito Santo, não é resultado de nossa competência ou mérito, deixamos de auferir a rica benção de descansar em Deus a nossa salvação, sabendo que Ele é poderoso para “guardar o nosso tesouro”. Nossa salvação repousa única e exclusivamente na soberania do nosso Deus.
Quando rejeitamos a certeza de salvação, que repousa na soberania de Deus, caímos em legalismo. Passamos a criar códigos de leis e tradições humanas, bem como eclesiásticas, que em vez de nos libertar do jugo que o pecado nos impunha, cria novos jugos, quiçá, mais pesados que os anteriores. Neste caso, vale à pena lembrar as palavras de Jesus para os fariseus: “Atam fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mt 23.4). Percebe-se, a partir deste texto, que é marca do farisaísmo a insensibilidade para com o fardo que cria e impõe aos outros; além disso, o caracteriza, também, a capacidade de se omitir da responsabilidade de cumprir as leis que cria, por saber que é impossível cumprí-las.
O legalismo se alimenta da arrogância humana, que sendo incapaz de se declarar “opróprio” e “vergonha”, se julga capaz de salvar a si mesmo, bem como em “evoluir” espiritualmente, em direção a uma intimidade “extraterrestre” com Deus, alienando o cristão da vida e da cultura à sua volta. O resultado disso, são crentes amedrontados com o “mundo espiritual”, cheios de complexos, doentes emocional e espiritualmente, pessoas manipuláveis, vítimas de líderes soberbos que os espoliam.
Quando nossa salvação não depende de nós, mas da graça de Deus, que opera em nós, que nos faz nascer de novo, nossa alma encontra paz, e de forma livre, serve a Deus e ao próximo sem se alienar do mundo. A soberania de Deus que nos salva, é o fundamento para descansarmos nossos corações em nossa jornada de fé e, assim, crescermos. Tal soberania se demonstra por meio de três fundamentos de segurança:
1) As promessas de Deus. Ao lermos o texto de Romanos 8.31-39 descobrimos que à vista de tudo que Jesus fez por nós, à vista da operação do Espírito em nós, aplicando os benefícios da cruz, nada poderá nos separar do amor de Deus. Esta promessa nos assegura que nada nem ninguém poderá nos acusar de coisa alguma que possa nos separar do amor de Deus, visto que em Cristo fomos justificados. Não entendo quando alguém diz que não crê na certeza de salvação e declara crer na Palavra de Deus, pois esta nos assegura que “nada nos separará do amor de Deus...”
2) A presença de Deus. No Salmo 23 somo lembrados da figura do pastor de ovelhas que nada deixa faltar às suas ovelhas, concedendo-lhe refrigério, direção em seus passos e proteção. O Evangelista João retoma este conceito no capítulo 10 do seu evangelho para nos afirmar os cuidados pessoais de Jesus com o seu rebanho. E neste contexto nos é dito que quanto as ovelhas que lhe pertencem o pastor as chamas, as conhece e lhes dá a vida eterna. Como respostas elas o ouvem, o seguem e recebem a vida eterna. Nenhuma ovelha, que lhe pertece, se perderá, pois é guardada diretamento por Cristo.
3) O poder de Deus. 1 Pe 3.3-5 nos diz que Deus nos regenerou para uma viva esperança, e que é Ele quem nos guarda pelo seu poder até a consumação de nossa salvação, a se revelar no último tempo. Portanto, mesmo em meio às perseguições, dificuldades e tentações o poder de Deus age em nós, por meio do seu Espírito que nos guarda de cairmos da graça. Que poder há acima daquele que é capaz de nos resgatar do império das trevas, ao ponto de nos fazer voltar à escravidão da qual fomos libertos? O Deus soberano que nos salva tem todo o poder em suas mãos, e por isso ninguém pode arrebatar-lhe as ovelhas que graciosamente libertou para serví-lo, em amor.

Gostaríamos de concluir retomando nossa introdução. Contra um evangelicalismo cheio de medos, ameaças constantes e incertezas, somente uma profunda convicção de nossa salvação, repousada sobre os benefícios da cruz, a aplicação do Espírito em nossos corações, e o descanso na soberania de Deus, pode nos fortalecer e nos fazer caminhar em progresso espiritual, tornando claro que nada ficou para trás que precisemos voltar para rever. Por isso, prossigamos para o alvo de nossa fé, Cristo Jesus, autor e consumador da fé que há em nós

Nenhum comentário: