domingo, 29 de janeiro de 2017

O QUE SIGNIFICA CORAM DEO?

O QUE SIGNIFICA CORAM DEO?

R. C. Sproul

Tradução: Airton Williams

Lembro-me de mamãe parada na minha frente, suas mãos apoiadas em seus quadris, seus olhos brilhando como brasas de fogo e dizendo em tons extremamente fortes: “Qual é a grande ideia jovem?”.
Instintivamente eu sabia que minha mãe não estava me fazendo uma pergunta abstrata sobre teoria. Sua pergunta não era, em absoluto, uma questão – era uma acusação disfarçada. Suas palavras eram facilmente traduzidas com o sentido: "Por que você está fazendo o que está fazendo?”. Ela estava me desafiando a justificar meu comportamento com uma ideia válida. Eu não tinha nenhuma.
Recentemente um amigo me perguntou com toda seriedade a mesma questão. Ele perguntou: "Qual é a grande ideia da vida cristã?" Ele estava interessado no objetivo supremo e final da vida cristã.
Para responder a sua pergunta, recusei-me à prerrogativa do teólogo e lhe dei um termo latino. Eu disse: "A grande ideia da vida cristã é coram Deo. Coram Deo capta a essência da vida cristã”.
Esta frase refere-se, literalmente, a algo que ocorre na presença de, ou diante da face de Deus. Viver Coram Deo é viver a vida inteira na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, para a glória de Deus.

Coram Deo é viver a vida inteira na presença de Deus, sob a 

autoridade de Deus, para a glória de Deus.


Viver na presença de Deus é compreender que o que quer que estejamos fazendo e onde quer que o façamos, estamos agindo sob o olhar de Deus. Deus é onipresente. Não há lugar tão remoto que possamos escapar de Seu olhar penetrante.
Estar ciente da presença de Deus é também ser agudamente consciente de Sua soberania. A experiência uniforme dos santos é reconhecer que se Deus é Deus, então Ele é, de fato, soberano. Quando Saulo foi confrontado com a glória refulgente do Cristo ressuscitado no caminho de Damasco, sua pergunta imediata foi: "Quem é, Senhor?" Ele não tinha certeza de quem estava falando com ele, mas sabia que quem quer que fosse, era certamente soberano sobre ele.
Viver sob a soberania divina envolve mais do que uma submissão relutante à absoluta soberania que é motivada por um medo de punição. Envolve reconhecer que não há objetivo mais elevado do que oferecer honra a Deus. Nossas vidas devem ser sacrifícios vivos, oblações oferecidas em espírito de adoração e gratidão.
Viver toda a vida Coram Deo é viver uma vida de integridade. É uma vida de totalidade que encontra a sua unidade e coerência na majestade de Deus. Uma vida fragmentada é uma vida de desintegração. É marcado pela inconsistência, desarmonia, confusão, conflito, contradição e caos.
O cristão que compartimentaliza sua vida em duas seções, a do religioso e a do não-religioso, falhou entender a grande ideia. A grande ideia é que toda a vida é religiosa ou nada na vida é religioso. Dividir a vida entre o religioso e o não-religioso é, em si, um sacrilégio.
Isto significa que se uma pessoa cumpre a sua vocação como siderúrgico, advogado ou dona de casa coram Deo, então essa pessoa está agindo tão religiosamente quanto um evangelista que ganha almas que cumpre sua vocação. Isso significa que Davi era tão religioso quando obedeceu ao chamado de Deus para ser um pastor como ele era quando foi ungido com a graça especial da realeza. Significa que Jesus era tão religioso quando trabalhava na oficina carpintaria de seu pai como Ele era no Jardim do Getsêmani.
Integridade é encontrada onde homens e mulheres vivem suas vidas em um padrão de consistência. É um padrão que funciona da mesma maneira básica na igreja e fora da igreja. É uma vida que está aberta diante de Deus. É uma vida em que tudo o que é feito é feito como para o Senhor. É uma vida vivida pelo princípio, não pela conveniência; pela humildade diante de Deus, não por um desafio. É uma vida vivida sob a tutela da consciência que é mantida cativa pela Palavra de Deus.
Coram Deo ... diante da face de Deus. Essa é a grande ideia. Ao lado dessa ideia, nossos outros objetivos e ambições se tornam meras bagatelas.

Para estudo das Escrituras: Mateus 24:13; Romanos 8: 31-36; 2 Coríntios 4: 7-16; Hebreus 6: 9-12; 10: 35-39.

http://www.ligonier.org/blog/what-does-coram-deo-mean/

Nenhum comentário: